Imigração para o Canadá

Fundador do blog, a sua carreira inclui experiências acadêmicas e profissionais no Brasil, Canadá, Estados Unidos, Portugal e Japão.

Compartilhe este artigo com seus amigos:
Por que imigrar para o Canadá?

Os números da imigração no Canadá são grandiosos. Por ano, o país recebe em média 250 mil imigrantes, que são muito bem recebidos pela população local pois fortalecem o multiculturalismo do país1. A boa aceitação é refletida em números: mais da metade do crescimento populacional do país é fruto da imigração e a projeção é que este percentual aumente a cada ano2.

A economia canadense depende, sem sombra de dúvidas, dos imigrantes e continuará a depender no futuro com as baixas taxas de natalidade esperadas.

Imigrantes de todo o mundo vêm ao Canadá em busca de uma melhor qualidade de vida e o país retribui a altura oferecendo saúde pública gratuita, educação gratuita e/ou subsidiada de qualidade reconhecida mundialmente, segurança, baixo índice de desigualdade social, excelentes serviços de transporte público, baixas taxas de desemprego, alto poder de compra etc.

Os ambientes político e econômico do Canadá estão entre os mais estáveis do mundo3 e as perspectivas de longo prazo são muito animadoras. O país está constantemente trabalhando para se manter competitivo e para atrair investimentos estrangeiros capazes de garantir o progresso no longo prazo4. Diferentemente de outros países, o planejamento público prioriza o longo prazo; por exemplo, o governo federal possui diversas ações visando a melhoria do transporte público até 20305.

É fácil começar uma carreira profissional no Canadá?

Sim e não… Apesar do Canadá ser um país extremamente receptivo com imigrantes, pesquisas indicam que imigrantes ganham em média $11 mil dólares por ano a menos que cidadãos nativos com o mesmo nível educacional6. Este indicador não é muito diferente do apresentado por outros países desenvolvidos. Pesquisas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revelam que, na Europa, imigrantes adultos com família levam em média 20 anos para atingir salários semelhantes aos da população local7.

Imigrantes ganham em média $901 dólares (ou cerca de R$2.250,00) por mês a menos que cidadãos nativos.

Para a maioria dos imigrantes, certamente o ganho salarial não é o principal motivo da imigração. No entanto, a diferença salarial influencia a qualidade de vida dos imigrantes. Por exemplo, baixos salários adiam acontecimentos importantes, como a compra da primeira casa no Canadá. Salários mais baixos também limitam a quantidade de viagens ao país de origem do imigrante, o que para muitos é um fator importante para a felicidade.

Entendemos que as diferenças salariais existentes entre imigrantes e nativos ocorre por que a grande maioria dos imigrantes não se prepara adequadamente para a imigração e chega país despreparada por subestimar o esforço necessário para mudança. No entanto, com adequada preparação, imigrantes qualificados podem rapidamente se equiparar aos cidadãos canadenses neste quesito.

Quais os segredos para o sucesso no Canadá?

Seria impossível ensinar, com qualidade, todos segredos e estratégias através de artigos disponibilizados no blog. Por esta razão, elaboramos um curso com módulos em vídeo com o objetivo de acelerar a sua curva de adaptação.  Através de um curso on-line, compartilharemos melhores práticas e informações confiáveis, testadas e comprovadas por imigrantes bem-sucedidos, que lhe ajudarão em todas as etapas do seu processo de imigração.

Os seguintes tópicos serão explorados em detalhe durante o curso:

  1. Antes da viagem: preparativos que fazem a diferença
  2. A chegada: acomodação, mobília, escolas, transporte, plano de saúde, serviços gratuitos e/ou subsidiados e outras ações iniciais
  3. Finanças: preparação financeira para imigração e hábitos importantes que lhe ajudarão durante toda a sua vida no Canadá
  4. Cultura: diferenças culturais e como utilizá-las a seu favor
  5. Currículo: como preparar o seu currículo e carta de apresentação no padrão internacional
  6. Busca de trabalho: estratégias de networking e como encontrar o primeiro emprego
  7. Entrevistas: como se preparar para entrevistas e o que fazer depois que elas acontecem
  8. Plano A.B.C.: como traçar prioridades e desenvolver planos alternativos que aumentem suas chances de sucesso e de ter uma excelente qualidade de vida no médio-longo prazo

O curso estará disponível em breve e com vagas extremamente limitadas para a primeira turma. Portanto, caso você tenha interesse em se inscrever, pedimos que preencha o formulário abaixo para receber um convite para o nosso próximo webinário de lançamento. Membros da nossa lista de email também receberão uma oferta especial de lançamento do curso.

Importante: O objetivo deste curso é lhe ensinar a preparar um excelente plano de imigração para se adaptar rapidamente ao ambiente social e profissional no Canadá. O curso não tem o intuito de fornecer consultoria para o processo legal de imigração (exemplo: preenchimento de formulários e/ou obtenção de vistos). Acreditamos que esta é apenas uma pequena etapa do processo de imigração e pode ser feita por você. Em um dos módulos, mostraremos onde você poderá encontrar mais informações sobre o processo nos sites oficiais do governo do Canadá e das províncias ou como pode obter ajuda de terceiros se achar necessário.

 

Referências utilizadas neste artigo:

Compartilhe este artigo com seus amigos:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *